Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Termos importantes do mercado imobiliário

Termos importantes do mercado imobilirioO mundo imobiliário é repleto de termos, assim como qualquer nicho, com certeza você conhece alguns deles, mas, você sabe o que eles significam? Aqui estão os 10 termos do mercado imobiliário mais utilizados.

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA – Se trata basicamente da venda de imóveis residenciais ainda na planta ou em construção. Dessa forma o comprador estará de certa forma colaborando com o financiamento do imóvel.

INCC – Consiste na sigla de Índice Nacional de Custo de Construção, essa é uma taxa usada para medir a flutuação do preço dos produtos e materiais utilizados na construção do imóvel, essa taxa é calculada pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Ele auxilia no reajuste de preço de imóveis vendidos ainda na planta.

MUTUÁRIO – É a pessoa que recebe o empréstimo, ele que é o tomador dos recursos do financiamento para comprar um imóvel. Ele que fica responsável por pagar a dívida com a instituição financeira.

CAUÇÃO – É um tipo de garantia para uma das partes cumpram suas obrigações em um contrato. É usado principalmente em locação de imóveis, ele é feito em forma de depósito bancário ou cheque.

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA – Também se trata de uma forma de garantia. Ela ocorre quando um imóvel, comercial ou residencial, fica em nome da instituição financeira até a dividida ser paga.

CROWDFUNDING IMOBILIÁRIO – Se trata de um tipo de investimento, ele acontece quando o empreendimento não possui dinheiro e precisa fazer um empréstimo, porém, ao invés de apenas um investidor cobrir com todos os gastos, vários investidores ajudam o projeto.

USUFRUTO – Se caracteriza por ser o direito de uma pessoa usufruir da propriedade de outra. Ela pode morar, alugar e arrendar o imóvel, essa pessoa se torna usufrutuário do imóvel.

CONTRATO DE GAVETA – Nada mais é do que um acordo não formalizado de venda ou aluguel, ele ocorre normalmente apenas verbalmente e nele não há garantia de nada pois não é registrado em cartório.

HABITE-SE – É o ISS - Certificado de Quitação do Imposto sobre serviços, mais conhecido como Habita-se. Ele é um documento que certifica que o imóvel foi construído dentro das regras estabelecidas pela prefeitura. Sem ele nenhum imóvel pode ser comprado ou vendido.

JUROS DE MORA – Eles são os juros cobrados em forma de multa quando uma conta é paga com atraso. Esses juros apenas acontecem sobre o valor da parcela em atraso.

Agora que você conhece alguns dos termos mais comuns usados dentro do mundo do mercado imobiliário ficou mais fácil de se comunicar na hora de vender, comprar ou alugar! Conte para nós qual termo você ainda não conhecia!
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.