Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Orientações para o Censo 2022

Orientaes para o Censo 2022Em 01 de agosto, o IBGE dá início ao Censo Demográfico 2022. Previsto para acontecer em 2020, o Censo foi adiado em decorrência da pandemia. Esta pesquisa é a única que recolhe dados de todos os domicílios das mais de 5,5 mil cidades brasileiras.
O Censo Demográfico tem dois objetivos principais: o primeiro é contar a população, ou seja, saber o tamanho da população brasileira e como ela se distribui no território nacional. O segundo é produzir um diagnóstico sobre as condições de vida da população. Esta pesquisa é fundamental para definição e composição de políticas públicas (como, por exemplo, campanhas de vacinação) e a destinação de recursos financeiros (como, por exemplo, a distribuição do fundo de participação dos municípios).
Então, sim, o seu domicílio deverá ser visitado por um recenseador do IBGE.

Como proceder:
Em caso de condomínio com portaria, o porteiro poderá fazer a identificação do recenseador ou chamar síndico para tal e, posteriormente, comunicar os moradores da presença do recenseador.
Em condomínios sem portaria, o ideal é que o síndico faça esta identificação. Se você for contatado, comunique o síndico para que ele proceda a identificação e informe os moradores da presença do recenseador.
Em condomínios sem síndico é muito importante a identificação do recenseador e, como a comunicação entre os moradores é fácil (normalmente há grupos de whatsapp) o ideal é que haja a troca de informação sobre a presença do recenseador no condomínio.
Se você reside em domicílio individual (casa) tenha o mesmo cuidado na identificação do recenseador.

Como identificar os agentes censitários
Os recenseadores estarão identificados com boné, colete e crachá, podendo também portar uma bolsa, do IBGE. Para a pesquisa terão um dispositivo móvel, com capa azul de borracha. O crachá conterá dados e matricula do agente e um QR Code que direcionará para o site da pesquisa que especificará todas as informações. Nesse mesmo site será possível confirmar a identidade dos agentes que estarão cumprindo todos os protocolos sanitários de segurança contra a covid-19.
O recenseador está orientado a utilizar máscara. Neste caso, você deve solicitar que ele retire a máscara para comparar seu rosto com o do crachá. O boné trará impresso o ano de 2020 uma vez que o material foi preparado para o Censo acontecer naquele ano.
Ainda há a possibilidade de que algum domicílio receba duas visitas, uma do recenseador e outra do supervisor que fará uma checagem da coleta dos dados. Este é um procedimento normal do IBGE e a identificação do supervisor se dá da mesma forma.

Informações importantes
O Censo terá dois tipos de questionários: o básico, com um número menor de perguntas que será respondido pela maioria dos moradores e outro, da amostra, mais detalhado, com mais perguntas e que será respondido por um percentual menor de moradores de acordo com a população da cidade.
O IBGE tem, como prioridade, a realização da pesquisa presencial. Nesta impossibilidade, o recenseador deixará orientação para que a pesquisa seja respondida por e-mail ou telefone.
Importante lembrar que a coleta de dados pode acontecer à noite, finais de semana e feriados.

O Censo é uma ação realizada para o desenvolvimento e melhoramento do país, colabore com esse ato!

Para mais informações acesse: https://respondendo.ibge.gov.br/
 



Fonte (youtube.com/watch?v=ZE7c4IkXGyQ)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.