Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Indicadores imobiliários

Indicadores imobiliriosPara se realizar bons negócios no mercado imobiliário é importante conhecer os indicadores assim, como investidor, esse conhecimento pode auxiliar a traçar suas estratégias de investimento de forma mais eficaz.

O que são?
Os indicadores imobiliários são informações numéricas e dados estatísticos que são usadas para se entender o cenário econômico imobiliário dando dicas sobre para onde a economia pode chegar. Eles podem ser públicos ou privados.

Para que servem?
Eles servem, de maneira geral, para orientar e guiar o governo, empresas do setor imobiliário e investidores diante do cenário econômico. São eles que ajudam a entender o mercado, suas movimentações e prever resultados futuros.

CUB
O Custo Unitário Básico de Construção Civil foi criado em 1964 pela Lei Federal 4.591 e é usado principalmente por empresas de construção civil. Ele é calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção civil e a partir dele é possível prever o custo parcial de uma obra, prevendo o investimento desse ato.

Taxa SELIC
O Sistema Especial de Liquidação e Custódia, conhecida como taxa básica de juros, é usado para regular a situação econômica do país em operações financeiras entre instituições bancárias. A SELIC pode afetar diretamente o índice de taxas referentes a crédito e os reajustes em contratos, por isso a sua baixa ou alta deve ser observada para entender o quanto é interessante investir no mercado imobiliário.
Quando a SELIC estiver em baixa, o foco pode ser direcionado a venda de imóveis, pois as taxas estarão apropriadas para um financiamento. Porém se estiverem em alta, o foco tende a ser o aluguel, pois poderá haver um desinteresse por parte das pessoas em procurar crédito imobiliário.

IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é considerado o índice oficial do sistema de metas da inflação para o Banco Central, mas também como parâmetro para reajuste. A variação do IPCA afeta diretamente o valor da moeda nacional, tornando-a instável. Sua alta pode prejudicar investimentos ou a venda e locação de imóveis.
INCC-M
O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado é calculado mensalmente pela FGV e determina o valor que pode ser gasto com construções civis, envolvendo materiais, equipamentos, serviços e mão de obra. Ele é o primeiro índice oficial da construção cível no país.

IGP-M
O Índice Geral de Preços do Mercado indica qual a variação do preço do mercado mostrando a inflação ou deflação no período. A partir dele é possível calcular ativos como, bens, valores, créditos e direitos. Ele é usado principalmente como indexador financeiro na correção de preços administrativos e é o índice mais utilizado pelo mercado imobiliário para o reajuste dos alugueis.

INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor calcula a variação dos preços de produtos em uma mesma localidade e é utilizado principalmente para reajustes salariais. Ele é quem interfere na precificação de imóveis pois é importante para o desenvolvimento do mercado de imóveis.

ABRAIN/FIPE
A associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas acompanha as fases preliminares ao desenvolvimento, construção e lançamentos de empreendimento imobiliários. Ela tem como objetivo a coleta e análise de dados de alvarás disponibilizados pelas prefeituras e órgãos municipais.

Assim, tenha em mente que é importante estar ciente de que o mercado imobiliário pode ser afetado de diversas formas e os indicadores econômicos podem auxiliar na previsão dessas mudanças. Além disso é imprescindível que, ao investir em imóveis, você tenha o acompanhamento de um profissional Corretor de Imóveis que seja de sua confiança e que lhe dará todas as orientações e informações que você precisa para seu investimento.
Os Corretores da Portal Imóveis acompanham o mercado imobiliário, suas tendências e tem o conhecimento necessário para lhe ajudar a fazer um negócio seguro.
 


indicadores, imobiliarios, igpm, incc, ipca, ijuí

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.