Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Temperos para cultivar em casa

Temperos para cultivar em casaPara quem gosta de cozinhar, ter seus próprios temperos é uma grande vantagem para dar mais sabor aos alimentos. Seja no quintal da casa ou em apartamentos, hoje é possível cultivar alguns em casa e trazer mais sabor para o seu dia a dia.

Para quem mora em casa, ter uma horta é mais fácil, já que o plantio pode ser feito direto na terra. Já em apartamentos, espaços como áreas de serviço, sacadas e varandas podem ser adaptados para receber o cultivo. O importante é que as plantas tenham água suficiente e luz solar.

Confira algumas hortaliças e temperos que você pode cultivar em casa e dicas para cuidá-las:

Alecrim
Ideal para temperar carnes e legumes. Deve ser plantado em vaso redondo, com profundidade de 30 a 40 centímetros, em ambientes ensolarados e com água em abundância.

Hortelã
É bastante utilizada para temperar pratos salgados, saladas, peixes, e também para aromatizar sucos e sobremesas. Precisa ter a terra sempre úmida e ficar em um local com exposição solar. Deve ser plantada sozinha, pois suas raízes podem matar plantas próximas.

Manjericão
Dá um sabor e aroma especial à comida, e é bastante utilizado em molhos, carnes e peixes. Precisa ser bem hidratado, pegar bastante sol e deve ser plantado em vaso grande. É importante manter regas constantes e moderadas.

Orégano e Tomilho
É amplamente utilizada na cozinha: em pizzas, saladas, molhos, peixes e carnes. Pode ser plantado em recipientes menores, gosta de solo leve, umidade e bastante luz. Os dois temperos podem ser cultivados no mesmo vaso.

Pimenta
A pimenta precisa de um espaço isolado na horta em casa, pois ela também pode prejudicar o desenvolvimento de outras espécies mais frágeis.

Salsa
Um tempero muito comum na culinária brasileira. Gosta de clima mais ameno, suporta ambientes com menos sol e solos com boa drenagem e irrigação constante.

Sálvia
Precisa de solo fértil, bem drenado e com temperatura amena. Não precisa de um solo muito profundo para o cultivo.

Para manter seus temperos saudáveis, é preciso ter o cuidado de retirar as folhas secas e amareladas, e readubar a terra a cada três meses, com cuidado para não danificar as raízes.

Cultivar ervas e temperos em casa, além de facilitar a culinária, também agrega valor à decoração e traz hábitos mais saudáveis ao seu dia a dia. O contato com a terra também ajuda a renovar as energias e a relaxar.




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.