Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Taxas de juros e o mercado imobiliário

Taxas de juros e o mercado imobilirioA taxa de juros é um fator determinante no mercado imobiliário em todo o mundo. Neste texto buscamos esclarecer sobre como e por que essa taxa é tão importante para o este mercado.

De onde vem as taxas de juros?
A taxa de juros é o preço do “aluguel” do dinheiro por um determinado período de tempo. No Brasil a taxa de juros mais conhecida é a Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Como essa taxa influencia o mercado imobiliário?
No mercado imobiliário, as taxas de juros afetam principalmente os financiamentos imobiliários. Quando as taxas de juros estão baixas, os custos do financiamento são menores e os compradores têm mais acesso ao crédito. Isso pode levar a um aumento na demanda por imóveis, o que por sua vez pode levar a um aumento nos preços.
Por outro lado, quando as taxas de juros estão altas, os custos do financiamento são mais elevados e os compradores podem ter mais dificuldade em obter crédito. Isso pode levar a uma diminuição na demanda por imóveis, o que pode resultar em uma queda nos preços.
No Brasil, a taxa de juros para financiamentos imobiliários é geralmente baseada na Taxa Referencial (TR) mais um percentual definido pelos banco. Estas taxas podem ser influenciadas pelo relacionamento com o banco e, também, dependerão do imóvel (se novo, usado, em construção, terreno). Por isso é importante que o comprador busque, inicialmente, informações sobre recursos para financiamento na instituição financeira onde já é cliente.
Como a taxa de juros influencia diretamente os custos do financiamento para a compra de imóveis, a demanda e os preços do mercado é sempre importante que, tanto compradores quanto proprietários de imóveis, estejam cientes de como elas podem afetar seus investimentos a curto, médio e longo prazos.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.