Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Organizando as despesas para o fim de ano

Organizando as despesas para o fim de anoConfraternizações, férias, viagens, troca de presentes e muitas festas e encontros. Parece que o tempo passou voando e já chegou a hora de se organizar financeiramente para aproveitar o fim de ano sem preocupações.
Os gastos adicionais que essa época traz, também carrega consigo uma grande necessidade de organização e planejamento para não ter dores de cabeça. A Portal Imóveis preparou algumas dicas de como organizar melhor as suas despesas para esse fim do ano, confira:

Coloque tudo no papel
Bom, primeiro de tudo é importante que você analise sua situação financeira atual. Pegue caneta e papel, planilha no computador, aplicativos ou a forma que preferir e anote quanto de dinheiro você tem e quais as despesas ainda previstas. Isso ajuda a gerenciar suas finanças para você curtir essa fase do ano.
Depois de visualizar seu orçamento completo, elenque prioridade para suas despesas. “É necessário comprar presentes para todo mundo ou só para os mais próximos? Vale a pena fazer aquela viagem em família? Devo participar daquela confraternização?” Perguntas como estas ajudam você a avaliar as despesas com lazer e adaptá-las conforme seu orçamento.

Priorize o pagamento das dívidas
Para realizar essas atividades com mais tranquilidade busque quitar as dívidas em aberto e, se possível, busque descontos com o pagamento à vista. A gente sabe que o cartão de crédito é uma mão na roda nessa época, mas é importante não extrapolar os limites.
As compras por impulso também podem atrapalhar seu setor financeiro, por isso cuidado! Mantenha o equilíbrio das suas escolhas para manter sua organização e evitar estresses. Use seu cartão com sabedoria para aliviar a fatura do próximo mês e saiba com o que e quanto você pode gastar para não sair prejudicado no futuro.

Escolha como usar o 13º
E falando em definir com o que você vai gastar, uma dica essencial é fazer do 13º um aliado. Muitas pessoas usam parte dele para as confraternizações de final de ano ou para quitar algumas dívidas. Outra opção é guardá-lo ou investi-lo em algo que você quer a tempos, seja aquela viagem dos sonhos ou aquele item que deseja comprar.
Usar o 13º de forma inteligente evita que as dívidas voltem a aparecer e que você inicie o ano com pendências que não estavam planejadas.

Não extrapole seu orçamento
Definir um valor máximo para os gastos com as festividades de Natal e Réveillon é extremamente importante. Liste o que precisa comprar para as comemorações, principalmente presentes e alimentos, e coloque tudo dentro do seu orçamento.
Sabemos que gastos extras ocorrem, mas é essencial que você saiba como contornar a situação sem grandes prejuízos. Tenha um limite para os gastos e garanta uma reserva financeira para imprevistos.

Planeje tudo com antecedência
Para quem vai viajar, uma dica é tentar pagar a maior parte das despesas com antecedência, principalmente de passagens e hotéis, e até mesmo a revisão do carro para garantir segurança. Isso permite que você faça uma estimativa melhor dos gastos durante o passeio para que curta sem se preocupar com as dívidas.
Já pensou nos planos para o próximo ano? Pois esse também é o momento ideal para isso! Se sua meta é economizar e guardar dinheiro para realizar algo especial, agora é a época perfeita para avaliar as etapas necessárias para alcançar esse objetivo.
É sempre bom lembrar que o início do ano também chega com algumas despesas fixas como IPVA, IPTU, materiais escolares, uniformes, novas matrículas, renovação de seguros e planos de saúde. Por isso, o planejamento antecipado é essencial para gerar economia no futuro, assim você pode relaxar e descansar sem preocupações nessa época.

A dica crucial é EQUILÍBRIO
Como tudo na vida, equilíbrio é a chave, sempre! Não esqueça de aproveitar, relaxar e curtir esses momentos especiais com a família e os amigos pensando no quanto está gastando.
Realizar um planejamento financeiro para esse fim de ano permitirá que você aproveite melhor essa época e tenha ótimos momentos com quem ama. É importante analisar seus gastos e tê-los sob controle para que não interfira tanto nas suas comemorações.
Permita-se viver experiências agradáveis de lazer com cautela e saiba equilibrar seus gastos com o que é essencial e o que pode esperar mais um pouquinho.
Administrando suas contas com cuidado e sabedoria, você aproveita muito mais. Use o bom senso, pratique a máxima de que “menos é mais” e vire o ano de bem com sua vida financeira.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.