Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Morando em condomínio

Morando em condomnio

A opção por morar em condomínio (vertical ou horizontal) exige mais que mudança de endereço e móveis. Exige mudança de comportamento. Confira abaixo:

 

Nos últimos 5 anos a quantidade de empreendimentos lançados e entregues e a verticalização das moradias criou um novo grupo de moradores: os condôminos de primeira viagem.

Nos últimos 4 anos, milhares de pessoas se mudaram de casa para apartamento e, a maior parcela delas,  concretizando, com esta mudança, o sonho do imóvel próprio. É muito interessante ver como os grupos vão se formando, as afinidades aparecem, as dificuldades também. A grande maioria das pessoas que nunca morou em condomínio não sabe bem o quanto a vida muda quando isso acontece.

E, se esta for a opção, confira as dicas abaixo, certamente elas vão ajudar na vida em condomínio.

Regras: todo condomínio tem regras para convivência. A primeira coisa que você precisa fazer quando pega as suas chaves é conhecer o regulamento interno do prédio. Ele funciona como um guia de direitos e deveres para uma convivência mais harmônica.

Reforma: diferente de uma casa, se você for reformar seu apartamento isso precisa ser comunicado ao síndico. 

Funcionários: o zelador, porteiro, equipe de limpeza são funcionários do condomínio e não dos condôminos. Portanto, não espere nem cobre isso deles. Zelador não pode receber encomenda por você, trocar chuveiro, ajudar na mudança, fiscalizar seus filhos brincando na área comum.

Fachada: o seu apartamento faz parte de um condomínio com projeto arquitetônico definido e padronizado. Qualquer alteração na fachada só pode ser realizada com votação na assembleia. Isso vale, inclusive, para fazer o fechamento com vidro, para fechar a área de serviço e para realizar alterações no hall de entrada.

Pagamento do condomínio: o valor que você paga por mês de condomínio é uma despesa fixa e contínua. Esse dinheiro vai para pagar o salário dos funcionários, conservação de equipamentos das áreas comuns, contratos de manutenção, pagamento de água e luz, realização de benfeitorias etc. Este não é um serviço opcional e precisa sem considerado como uma despesa recorrente no orçamento familiar.

Assembleias: nessas reuniões é que são tomadas as decisões mais importantes do condomínio. O que vale é a opinião da maioria presente, se não foi à assembleia, não tem como colocar a sua opinião ou discordar do que ficou definido.

 

Muitas são as vantagens de morar em condomínio. Segurança, qualidade de vida, lazer, ampliação do círculo de amizades e até possibilidades de negócio estão entre as coisas boas que o condomínio pode fazer por você.

Serviços compartilhados, caronas, grupos de corridas e esportes. São múltiplas as possibilidades que os condôminos de primeira viagem estão descobrindo e criando. Pense em como novas possibilidades podem aparecer na sua vida sempre que chegar no seu imóvel.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.