Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Mercado Imobiliário: o que esperar em 2023

Mercado Imobilirio: o que esperar em 2023A cada ano as expectativas no mercado imobiliário aumentam. Em 2023 esse cenário é visto como promissor. Esta é a análise do diretor de locações da Portal Imóveis, Edson Luis Bassi.
Apesar de a taxa Selic estar acima dos 13% ao ano, causando juros altos, os indicadores econômicos apontam que é possível uma estabilidade no crescimento durante o ano.
E ao se falar de Ijuí e região, o cenário não é muito diferente. Isso porque a busca por imóveis segue em alta, principalmente os residenciais. Segundo Edson, que também é membro da Associação das Empresas Imobiliárias e Corretores de Imóveis de Ijuí (AEII), o mercado imobiliário tem um importante significado para nosso município e região, movimentando a economia. Basta olhar os resultados dos últimos anos onde, mesmo com a adversidade da pandemia e da estiagem, o setor obteve resultados muito positivos. O mesmo se espera para 2023, ou seja, bons investimentos e bons resultados.
Um dos aspectos que apontam para esta expectativa é a valorização de áreas que eram vistas de outra maneira. Isso significa que algumas regiões da cidade estão ganhando novos investimentos, novas perspectivas e, por consequência, ganhando novos valores.
Mudanças de comportamento na procura por imóveis também se reflete no mercado. Durante a pandemia, quando muita gente precisou ficar em casa, houve procura por imóveis residenciais maiores, com espaço para trabalho em casa, espaço para as crianças. Isso ficou pra trás e hoje é comum ocorrerem mais casos de busca, por exemplo, por apartamentos com dois dormitórios, pois as pessoas estão retomando as atividades de uma forma mais parecida com a anterior ao COVID-19. Assim, desde o final de 2022, houve um acréscimo na procura por imóveis pequenos e essa tendência também se percebe neste início de 2023.
Oscilação do mercado: no mercado imobiliário de Ijuí se percebe uma oscilação bem característica: quando há uma intensa procura por compra, o setor do aluguel sofre uma pequena queda e, quando a procura por locação é grande, as vendas de imóveis é que sentem uma queda. Isto é próprio do mercado mas não significa que haja desaceleração em um ou outro setor. São oscilações comuns e percebíveis em quaisquer setores da economia. Esta oscilação também é sentida na procura por imóveis para compra. Hora o mercado busca mais imóveis residenciais maiores, hora busca por imóveis mais compactos, hora por imóveis comerciais. Há mercado para todos, mas é preciso ficar atento ao momento.
Novos empreendimentos: Ijuí tem sido contemplada, nos últimos anos, com novos empreendimentos tanto no que se refere a prédios e casas como, e com grande destaque, os loteamentos. As edificações estão se voltando para oferecer sustentabilidade, tecnologia e lazer. Os loteamentos primam pela qualidade dos projetos com foco na mobilidade e no contato com a natureza.
Todos estes aspectos, acrescidos do que Ijuí oferece em infraestrutura de educação, saúde e serviços faz com que o setor imobiliário seja bem valorizado e atrativo para investidores.
O setor imobiliário sempre foi grande impulsionador da economia do Brasil e a retomada, neste ano de 2023, do Programa Minha Casa, Minha Vida, deve trazer outra fatia da população para este mercado. É um movimento que não para porque as pessoas sempre buscam algo melhor.




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.