Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

IPTU 2023: Município de Ijuí já está enviando carnês

IPTU 2023: Municpio de Iju j est enviando carnsConforme divulgação no site do município, os carnês do IPTU 2023 estão sendo distribuídos desde 15 de janeiro e deverá se estender até 28 de fevereiro. O vencimento da primeira parcela ou da cota única acontece em 15 de março e, quem optar pelo parcelamento, poderá fazê-lo em até nove vezes.
A cota única tem o desconto de 15% no IPTU (o desconto não incide sobre a coleta de lixo). Isto para os cadastros não inscritos em dívida ativa. Para os cadastros inscritos em dívida ativa o desconto será de 10%.

REAJUSTE
O impacto do reajuste do IPTU e coleta de lixo do último ano foi amenizado em 2023. Com a aplicação do índice de reajuste de 6,5% e uma reanálise dos valores da coleta de lixo, na maioria dos casos valor total a pagar em neste ano se manteve bem próximo ao valor de 2022. Um alívio para o bolso do consumidor.
Além disso, o Município optou pela aplicação de um único percentual para correção do valor venal territorial e predial, o que facilita a compreensão do reajuste.
Já a UF (Unidade Fiscal) para 2023 foi fixada em R$ 155,92.

REDUÇÃO DE ALÍQUOTA
Os contribuintes que utilizam seu imóvel para residência própria e que, conforme a legislação, tem redução na alíquota precisam ficar atentos. A Lei Complementar 7.372/2022 alterou os percentuais de redução que variam de 50% a 25% de acordo com o valor venal do imóvel.

CLIENTES PORTAL IMÓVEIS 
Os clientes locatários da Portal Imóveis terão o valor cobrado, juntamente com o aluguel, em 10 parcelas a partir de fevereiro. Para a cota única, será necessário contatar com a Portal Imóveis pelo whats 9.9983-8653 a fim de alteração da forma de pagamento.




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.