Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Ijuí está entre os 20 municípios com maior potencial para investimento imobiliário

Iju est entre os 20 municpios com maior potencial para investimento imobilirio

A publicação anual do Secovi/RS-Agademi, “Panorama do Mercado Imobiliário do RS” traz, em sua última edição,  o terceiro estudo de Atratividade dos Municípios desenvolvida pelo Departamento de Economia e Estatística da entidade com o objetivo identificar o potencial de investimento imobiliário nos municípios do Rio Grande do Sul.

Resumidamente, o estudo avalia o mercado imobiliário com um enfoque diferente, investigando o comportamento dos municípios gaúchos com o foco na demanda, visto que essa é a responsável pela aquisição do imóvel.

Como em anos anteriores, a pesquisa trabalhou com variáveis sociodemográficas e econômicas relacionadas ao objetivo do estudo e que contribuíssem no âmbito do trabalho. A partir de técnicas estatísticas, 15 variáveis foram selecionadas para o cálculo do índice de potencial imobiliário de cada município. Também foi considerada a quantidade de domicílios por faixa de renda de cada município, classificando-se o nível de investimento (Forte, Médio e Fraco) para o respectivo padrão dos imóveis (Alto, Médio e Baixo).

Como em anos anteriores, a capital Porto Alegre foi retirada do estudo pois é, naturalmente, alvo de investimentos nos mais diferentes padrões.

As variáveis que compuseram o estudo foram: renda domiciliar; renda per capita; PIB total; PIB per capita; número de estabelecimentos; quantidade de empregos formais e população com faixa etária entre 20 e 49;  área da cidade; taxa de urbanização; IDH-M; habitantes com ensino fundamental completo e médio incompleto; habitantes com ensino médio completo e superior incompleto; habitantes com ensino superior completo; domicílios na condição de próprio e quitado; domicílios na condição de déficit (alugados ou cedidos). As fontes utilizadas para o estudo contemplam instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e Fundação de Economia e Estatística (FEE).

No estudo, Ijuí aparece em 20º lugar. Na metade norte do Estado, surgem, entre os 25 primeiros municípios, Santa Maria (4º), Passo Fundo (7º), Erechim (15º), Ijuí (20º), Santo Ângelo (24º) e Santa Rosa (25º).

 

Potencial para investir em imóveis de alto padrão: MÉDIO

Potencial para investir em imóveis médio padrão: FORTE

Potencial para investir em imóveis baixo padrão: FORTE



Secovi, Rio Grande do Sul, RS, Mercado Imobiliário, Agademi, Ijuí

Fonte (www.secovirsagademi.com.br)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.