Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Financiamento x Consórcio - Qual a melhor escolha?

Financiamento x Consrcio - Qual a melhor escolha?Decidir pela compra de um imóvel é algo invejado por muitos, mas, nessa decisão, é preciso ter em mente se você possui o dinheiro necessário para essa compra. Caso contrário, há duas opções que podem ser consideradas:  Financiamento e Consórcio. Se você quer saber um pouco mais do que se trata continue lendo esse texto.

Financiamento
O financiamento imobiliário é um tipo de empréstimo voltado apenas para a compra de imóveis. Esse crédito é dado por uma instituição financeira e que deve ser pago em parcelas com juros pelo consumidor (mutuário). O financiamento possui um prazo de quitação muito longo, podendo durar até 35 anos, porém, possuí as menores taxas do mercado. Na maioria dos financiamentos é possível realizar um empréstimo de até 90% do valor do imóvel.

Particularidades do financiamento
O financiamento pode ser uma boa oportunidade para ampliar seu patrimônio já que há pouco risco de desvalorização do imóvel.
O financiamento prevê análise de documentos e seguro obrigatório o que reduz riscos de problemas com o imóvel.
O prazo pode ser uma vantagem ao possibilitar que pessoas que não possuam toda a renda possam comprar um imóvel mas, também, uma desvantagem já que não é possível prever se você terá ou não condições de pagar as parcelas num prazo tão longo.
O pagamento de juros pode ser visto como uma desvantagem uma vez que uma compra a vista tende a ser mais em conta.

Consórcio
O consórcio de imóveis é realizado da mesma forma que outros consórcios (veículos, por exemplo) ou seja, um fundo comum é formado pelas parcelas pagas periodicamente pelos participantes do grupo, a junção deste valor é usada para a compra do imóvel. O valor da parcela é definido pelo número meses do consórcio e pelo valor do bem. De forma mais simples, é como dividir o valor do bem pela duração do grupo e número de participantes assim, cada participante estará pagando uma parte dele. Mensalmente é sorteado um ou mais participantes que recebem a carta de crédito a fim de adquirir o imóvel desejado sendo que o consorciado permanece pagando as parcelas até o fim. Porém se você quiser, é possível dar lance (quitando várias parcelas de uma vez) para antecipar o recebimento da carta de crédito ou, também, antecipar parcelas reduzindo o prazo total do consórcio.

Particularidades do consórcio
O consórcio não possui cobrança de juros mas há taxas, como de administração e, pela forma de sorteio, você pode o primeiro ou o último contemplado. Então não é indicado para quem tem pressa.
Embora o tempo seja mais curto que o financiamento, há o risco de que, quando você for contemplado com a carta de crédito, o valor não seja suficiente para adquirir o imóvel pretendido.

Qual a melhor escolha?
Para saber essa resposta é importante levar em consideração todos os prós e contras das duas opções. Tenha claro qual é a sua realidade e suas necessidades.
Se escolher o financiamento, saiba que terá seu imóvel muito mais rápido e um plano de pagamento mais longo. Já se for escolher o consórcio, você precisa estar preparado para estar entre os últimos sorteados do grupo.
Como mencionamos no início, decidir pela compra de um imóvel é um passo importante. Consulte um Corretor de Imóveis para analisar todas as possibilidades. Nós, na Portal Imóveis, estamos preparados para lhe ajudar.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.