Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Entregando o imóvel locado

Entregando o imvel locadoApós o período de contratação de um imóvel, surgem algumas dúvidas acerca da entrega ao final da locação. Por isso vamos ajudar a responder algumas questões sobre essa importante etapa que envolve o aluguel de imóveis.
Ao desocupar o imóvel, o locatário deve entregar as chaves na imobiliária sendo que o mesmo deve estar nas mesmas condições em que recebeu. Por isso, é importante que a vistoria inicial seja bem elaborada e conferida no início da locação. Ainda assim, podem surgir algumas dúvidas em relação aos procedimentos de entrega e das responsabilidades do locador e do locatário.
 Como já mencionamos, para facilitar a entrega do imóvel, o laudo de vistoria deve ser completo. Nele, deve estar descrito o estado do imóvel, descrevendo pintura, aberturas, pisos, paredes, teto, instalações elétricas e hidráulica, etc, bem como móveis e equipamentos, se este for o caso. A vistoria inicial é parte do contrato de locação e é por meio dela que a imobiliária irá realizar a vistoria final na desocupação.
A equipe Portal Imóveis, elabora a vistoria descritiva e fotográfica que é de grande ajuda na checagem de dados na entrega do imóvel. A vistoria de saída compara o momento atual do imóvel com as informações contidas na vistoria assinada pelo locatário no início da locação. Eventuais danos ou defeitos que não constem na vistoria inicial e aos quais o locatário deu causa no decorrer do período da locação terão os custos de reparação arcados por ele. Já, se o defeito ou dano foi gerado por ação do tempo ou tem origem em período anterior à locação, caberá ao locador o custo do reparo.
 A Portal Imóveis possui uma rede de prestadores de serviços para executar a pintura e os reparos necessários quando da desocupação do imóvel. Porém, se o locatário optar por encaminhar esses procedimentos, deverá fazê-lo com profissionais indicados pela imobiliária, conforme mencionado no contrato de locação. Após a realização da pintura e dos reparos é realizada uma nova vistoria e se o imóvel se encontra nas mesmas condições do início da locação, o contrato é encerrado e o locatário deixa de ter reponsabilidade sobre o imóvel.
Por isso é importante que, no decorrer da locação, o locatário cuide do imóvel o que é previsto inclusive no artigo 23 da Lei 8.245/91, conhecida como Lei do Inquilinato: “devendo tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu”. A limpeza do imóvel, do terreno, a limpeza de caixas de gordura e ralos e a limpeza de calhas devem ser frequentes; já as instalações hidráulicas e elétricas (como registros, válvulas, tomadas e interruptores) também merecem atenção e manutenção sempre que necessário.
O cuidado com o imóvel locado durante a locação gera menos desgaste e custos na hora da entrega. E, sempre que tiver dúvida, contate com a equipe da Portal Imóveis. Nós estamos preparados e prontos pra lhe orientar.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.