Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Dicas para organizar seu guarda-roupa

Dicas para organizar seu guarda-roupaOrganizar as roupas é um dilema nas nossas vidas e sempre acabamos deixando para depois, principalmente pela falta de tempo. Mas a organização do guarda-roupa também é essencial para tornar nossa vida mais prática.
Confira algumas dicas para descomplicar essa tarefa e deixar tudo arrumado:

Não tenha medo de esvaziar o roupeiro
O primeiro passo para iniciar a organização do roupeiro, é tirar todas as roupas para fora. Apesar de parecer mais complicado, esvaziar o guarda-roupa auxilia na separação das roupas por modelo, por exemplo, colocando todas as blusas juntas.
É nesse momento também que você deve se perguntar quais peças quer realmente manter no seu guarda-roupa. Analise as peças e veja se você as usa com frequência, se estão velhas ou se combinam com o seu estilo. Separe as roupas que estiver em dúvida para no final da organização decidir quais peças realmente quer manter.
Aproveite que o guarda-roupa está vazio para limpá-lo e tirar o pó acumulado das prateleiras e divisórias. Aqui também é o momento para verificar quais roupas precisam de ajustes e separá-las para arrumar.
Uma dica dos especialistas é que se você não utilizou uma roupa nos últimos 12 meses, é possível que não volte a usá-la novamente, exceto casacos pesados e roupas de festas. Leve isso em consideração na hora de separar as roupas que ficarão no seu armário.

Começando a organização
Depois de fazer uma seleção das roupas que deseja manter, chegou a hora de reorganizá-las no guarda-roupa. Para deixar o roupeiro mais harmônico, nossa sugestão é que você opte por manter as roupas separadas por modelo e estação. 
Escolha um espaço para as roupas de inverno, por exemplo, e outro para as roupas de verão ou meia-estação. Assim, fica mais fácil na hora de encontrar as peças que você precisa em cada época.
Uma dica é começar a reorganizar o guarda-roupa pelos cabides. Separe as roupas que podem ser penduradas, principalmente aquelas que amassam. Os cabides de madeira são mais resistentes e por isso são recomendados para roupas pesadas, como casacos. Já os de plásticos são recomendados para roupas leves.
Também é importante escolher um espaço de fácil acesso para as roupas que você utiliza com mais frequência. Assim, você evita novas bagunças quando for procurar sua roupa preferida.

Dobre as peças no mesmo tamanho
A organização do guarda-roupa está nos detalhes e por isso é preciso paciência na hora de reorganizar as peças nas prateleiras.
Para ganhar mais espaço, tente manter suas roupas dobradas no mesmo tamanho. Assim, elas formaram pilhas mais alinhadas e que deixam seu guarda-roupa mais bonito e organizado. Dobre tudo certinho e sem pressa.
Essa dica também vale para ganhar espaço nas gavetas na hora de dobrar lenços, lingeries e meias.

Desapegar é preciso!
Depois de tudo organizado, é hora de voltar para a pilha de roupas que você separou por estar em dúvida se as mantinha ou não. Verifique essas peças uma por uma e separe as que não servem mais e que podem ser doadas.
Muitas vezes, guardamos roupas por um bom período esperando o momento certo para usá-las e no fim, elas só estão ali ocupando espaço. Não tenha medo de desapegar daquela calça jeans que não lhe serve mais ou aquela blusa que você não usa há tanto tempo.
As épocas mais frias do ano estão chegando e você pode aproveitar esse momento para ajudar quem precisa. As campanhas para arrecadação de agasalhos já começaram, então separe as roupas que não quer mais e doe a quem precisa. Lembre-se de verificar se as roupas estão em condições de uso.

Sachês aromatizantes
Quer manter suas roupas sempre com um cheirinho agradável? Nossa dica é escolher sachês aromatizantes com cheiros suaves que sejam bons de sentir nas peças. Assim, o cheirinho de roupa limpa estará sempre presente.

Pra quem quer mais dicas de organização para liberar espaço no guarda-roupa, nossa sugestão é assistir à série “Ordem na Casa com Marie Kondo” disponível na Netflix. A especialista visita a casa de várias famílias e dá dicas de arrumação imprescindíveis para o dia a dia, incluindo assuntos como o desapego de peças, a organização das roupas e como dobrá-las de forma correta. O resultado das organizações é impressionante.

DICA EXTRA: Como tirar mofo do guarda-roupa
A maioria dos móveis de madeira sofre com o mofo. Nos guarda-roupas não é diferente, principalmente pela falta de contato com o sol. O mofo nos roupeiros podem prejudicar as peças de roupas e gerar mau cheiro. 
Uma dica importante para evitar esse problema, é deixar as portas do guarda-roupa abertas por pelo menos 20 minutos por dia. Isso deixa o móvel mais arejado e permite a circulação de ar que evita a umidade.
Caso o mofo já tenha se espalhado pelo móvel, esvazie o roupeiro e limpe-o inicialmente com água e vinagre para evitar que o fungo se espalhe ainda mais. Para remover o mofo, coloque pedaços de algodão com essência de terebintina nos cantos e gavetas do roupeiro, ou utilize produtos anti-mofo. Ao fazer esse processo, utilize luvas e máscara para evitar doenças respiratórias. 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.