Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Aneel alerta para o aumento da conta de luz

Aneel alerta para o aumento da conta de luzA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última terça-feira (29/06), um reajuste do valor das bandeiras tarifárias na conta de luz. O valor, passou dos atuais R$ 6,24 para R$ 9,49.
O aumento dos preços da energia tem relação com o maior acionamento das usinas para suprir uma queda de geração das usinas hidrelétricas.
O sistema de bandeiras tarifárias representa uma sobretaxa adicionada às faturas quando o custo da geração de energia sobe. No Brasil, 61% da energia do país provêm de hidrelétricas. Com a falta de chuvas nas principais bacias hidrográficas, o governo é obrigado a acionar usinas termelétricas para dar conta da demanda. Essa fonte de energia, no entanto, é mais cara e causa mais prejuízos ao meio ambiente.
O ministro de Minas e Energia do país, Bento Alburquerque, afirmou, em seu pronunciamento para a televisão que o país enfrenta uma grave crise hídrica que afeta severamente o fornecimento de energia elétrica. Mesmo diante da crise, ele descarta a possibilidade de apagão, mas analisa publicar uma medida provisória que concentra poderes para adotar medidas de racionamento de energia elétrica.
Além disso, a Aneel estima uma alta de 5% nas contas de luz em 2022.
Portanto, lembre-se que o consumo consciente de água e energia elétrica é muito importante para um momento como esse, pois reduzirá consideravelmente a pressão sobre o sistema elétrico, diminuindo também o custo da energia gerada.
 



conta de luz, aneel, demei, bandeira tarifária, consumo, energia, reajuste

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.