Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

A influência das cores quentes no seu lar

A influncia das cores quentes no seu larVocê já notou que as cores fazem toda a diferença em nossa casa? As cores que escolhemos para cada espaço do nosso lar possuem vibrações próprias e representam nosso estilo pessoal. Com elas é possível transmitir sensações e emoções em cada ambiente.

O uso excessivo das cores pode causar fadiga ao invés de estimulo, por isso é preciso cuidado na hora de decorar. Uma mescla de cores eficaz pode aumentar o desempenho em atividades, ampliar espaços, diminuir o esforço visual, como outros resultados.

As cores quentes, das quais falaremos nesse texto, são estimulantes e possuem maior vibratilidade no ambiente, o que nos deixa mais alertas e ativos. Confira as dicas e como essas cores influenciam no ambiente.

AMARELO:
O amarelo é a cor mais clara das cores quentes e que mais se aproxima do branco. Ela é uma cor vibrante que nos dá a sensação de calor, eleva o nosso ânimo e proporciona vivacidade, sendo muito relacionada a confiança e ao otimismo.
Por não ser uma cor tão agressiva como o vermelho e o laranja, essa cor é considerada a mais calmante das cores quentes e estimula a felicidade, alegria e o entusiasmo aos ambientes.
A cor amarela aumenta nossa alto-estima e estimula as atividades intelectuais, sendo ideal para ambientes que precisam de uma atmosfera ativa. Quando bem dosada, o amarelo pode trazer luminosidade para os espaços, por isso pode ser usada em ambientes escuros ou sem janelas.
Essa cor também é bastante utilizada em espaços de alimentação, cozinhas e sala de jantar por estimular o apetite. A cor deve ser bem dosada para não gerar desconforto aos olhos

LARANJA
Essa cor representa o fogo, o calor, a vitalidade, a energia e ajuda a reduzir a depressão. O laranja também é um grande estimulante físico e mental, abrindo nossa mente para novas ideias e possibilidades.
A cor laranja traz as mesmas propriedades do amarelo, mas num grau mais elevado. Por ser uma cor estimulante para a mente, ela é bastante indicada para locais de trabalho e estudo nos pequenos detalhes do ambiente.
O laranja remete ao conforto físico da alimentação e abrigo, e também da diversão. É recomendado utilizar ela em dosagens pequenas devido a vibração que ela emite. Quando usada em graus elevados pode causar desconforto e falta de seriedade.
Assim como o amarelo, o laranja também estimula o apetite.

VERMELHO:
Essa cor é conhecida como a cor da paixão, mas ela vai muito além disso. A cor vermelha é considerada uma das cores mais importantes para muitos povos por ter ligação com o princípio da vida. Ela traz confiança, vontade, agilidade e incentiva ações.
É uma cor estimulante e por isso deve ser utilizada com cautela para não produzir o efeito contrário, o nervosismo. O vermelho também está bastante ligado à atenção, ela nos faz lembrar do perigo, mas também do amor.
A cor é capaz de aumentar a produtividade e memória, por isso vem sendo bastante utilizada em escritórios, mas cuidado com a dosagem dela no ambiente. Pessoas distraídas tendem a ficar mais confusas em um ambiente pintado de vermelho, por isso a cor é mais utilizada em itens decorativos, pisos, tapetes ou pequenas áreas da parede.
O vermelho escuro dá a impressão de seriedade e respeito, sendo bastante utilizada na decoração com objetos, dando um toque mais requintado ao espaço. Já o vermelho saturado é provocante e causa a impressão de afeto. A dica é mesclar os diferentes tons para não sobrecarregar o ambiente.
Além disso, ela também desperta o apetite nas pessoas e por isso é muito utilizada em restaurantes.

ROSA:
Mesmo sendo uma derivação do vermelho, o rosa traz equilíbrio ao ambiente e nos afeta de forma menos estimulante. É considerada uma cor acolhedora e reconfortante
O rosa traz um toque de ingenuidade por isso é preciso cuidado na hora de decorar para não tornar seu ambiente, um espaço infantilizado. O rosa combina muito bem com o branco e em suas tonalidades mais escuras ou em tons pasteis traz sofisticação ao ambiente.
A cor rosa é tranquilizante e desperta a empatia nas pessoas. Quando utilizado em excesso, o rosa pode se tornar uma cor cansativa, por isso o mais ideal é utilizado como cor secundária da decoração, em detalhes, itens e objetos que componham o espaço.
Se a sua ideia é criar um ambiente delicado, aposto nos tons claros e combine com cores neutras. Já se você quer um ambiente com mais personalidade, mescle os tons mais fortes de rosa, com cores frias. Você pode escolher tons como rosa queimado, antigo, pink, magenta ou fúcsia e mesclar com outras cores para compor a sua decoração.

MARROM E TONS TERROSOS
O marrom é uma mistura das cores quentes com o preto e traz seriedade aos ambientes. A cor tem associação com a terra e a natureza e por isso é bastante associada com o conforto.
Na maioria das vezes, a cor não é utilizada sozinha por transmitir um aspecto antiquado aos ambientes. Normalmente, os tons terrosos fazem parte da mobília que combinados com outras cores deixam o ambiente mais harmônico e moderno.
Essas cores transmitem uma sensação de realizada e tornam as pessoas mais seguras de si mesmas. Em todas as tonalidades, os tons terrosos são excelentes para compor ambientes originais e frescos já que remetem ao meio ambiente.
Esses tons combinam muito com o verde, seja através de plantas ou de objetos decorativos, e deixam o ambiente com um ar mais natural.

As cores podem transformar um ambiente e deixá-lo ainda mais bonito. Através da dosagem correta de cada cor, itens de decoração e toques pessoais você pode dar outro visual ao seu espaço. Curtiu nossa dica? Em nosso blog você encontra várias dicas de decoração e organização para compor o ambiente do seu jeitinho.
 


Decoração

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.