Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

A importância da posição do imóvel em relação ao sol

A importncia da posio do imvel em relao ao solUma grande preocupação para quem está pensando em comprar ou alugar é qual a melhor posição do imóvel em relação ao sol. Essa é uma dúvida frequente e também uma escolha importante. Por isso vamos te ajudar a entender.

As posições do sol
A posição solar é como a fachada (lado) do imóvel está apontando na direção dos pontos cardeais. Por exemplo, quando o imóvel possui posição solar Sul, quer dizer que ele está apontado para essa direção. Na hora de escolher um imóvel é importante que se tenha conhecimento para escolher a posição solar, o que vai implicar na luminosidade e calor.

Posição Sul
Um imóvel que está projetado com sua fachada para o Sul, no caso de nós que moramos no hemisfério Sul, costuma receber pouca luz do sol, tanto durante o verão como durante o inverno. Isso também afeta a temperatura do imóvel que permanece mais baixa.

Posição Norte
Consequentemente, um imóvel que aponta para o Norte, terá maior incidência de luz e calor durantes todas as estações. Porém, no verão, o sol reflete no imóvel pela manhã e vai até a metade da tarde, já no inverno, o sol reflete o dia inteiro.

Posição Oeste
Como o sol nasce a Leste, os imóveis que ficam apontados para essa direção, costumam receber o sol apenas na parte da tarde, um ponto positivo é que nesses imóveis é possível ter uma vista do pôr do sol.

Posição Leste
Os imóveis que ficam projetados para o lado Leste recebem os primeiros raios de sol e são contemplados com o nascer do sol. O sol ilumina o imóvel por toda a manhã.

Como escolher a posição?
Para quem mora em regiões mais quentes, imóveis com posição solar Sul podem ser uma boa saída, porém, deve ser evitado por quem busca por um ambiente bem iluminado.

Para aqueles que moram em cidades mais frias, ou que tendem a manter temperaturas mais baixas, o mais indicado são os imóveis com posição solar Norte. O que pode não ser a melhor opção para as regiões com temperaturas elevadas.

Já a escolha dos imóveis apontados para o Leste ou Oeste, influenciam no maior índice de luminosidade e calor na parte da manhã e da tarde, além de um possuir visão para o nascer e outro para o pôr do sol.
Para tornar essa escolha um pouco mais fácil, basta levar em consideração a temperatura da sua região, além de analisar cada cômodo do imóvel para escolher aquele que vai ser melhor para você.
 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.