Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Recicle seus hábitos para preservar o ambiente

Recicle seus hbitos para preservar o ambienteHoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e você sabia que com alguns hábitos pode ajudar a preservar esse bem tão precioso? Gestos simples como a separação correta dos resíduos e a reciclagem causam impactos positivos ao meio ambiente, ajudando a conservá-lo.
Confira algumas dicas para mudar seus hábitos e cuidar do meio ambiente no dia a dia.

Economize para ajudar
Com hábitos sustentáveis, além de ajudar na preservação do ambiente, você também pode economizar nas contas de água e luz.
Que tal aderir à prática de fechar a torneia enquanto lava a louça ou escova os dentes, e evitar deixar luzes e aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade? Isso traz benefícios para você e para o ambiente.
Andar de bicicleta é outro ponto que ajuda tanto na economia quanto na preservação do meio ambiente. Além de ser uma prática saudável, esse hábito evita a poluição do ar, gerada pelos carros.

Use água da chuva
A água da chuva pode ser armazenada em baldes ou outros recipientes e reutilizada para a limpeza. Muitos ainda têm o hábito de utilizar água corrente para essas tarefas, mas reutilizar a água da chuva para a limpeza de jardins, calçadas e carros é uma atitude sustentável que ajuda a preservar esse bem natural.

Separação correta dos resíduos
Um dos pontos mais importantes, e que podemos fazer em casa para ajudar o meio ambiente, é a separação correta dos resíduos. Esse ato ajuda a verificar quais materiais podem ser reciclados e reutilizados posteriormente. A reciclagem pode reduzir até 80% os resíduos domésticos, auxiliando na preservação do meio ambiente.
Os resíduos podem ser separados como orgânico (restos de alimentos), material reciclável e lixo eletrônico. Sabemos que muita gente tem dúvidas quanto a quais materiais podem ou não ser recicláveis, por isso fizemos uma lista para ajudar:

Materiais recicláveis
Os materiais que podem ser enviados para a reciclagem são divididos em quatro categorias:
  • Papel e papelão: Impressos em geral, revistas, jornais, embalagens longa vida e caixas de papelão; As embalagens longa vida, como as caixas de leite, por exemplo, devem ser lavadas antes de serem enviadas à reciclagem.
  • Plástico: Garrafas, embalagens de produtos de higiene pessoal e limpeza, sacos e sacolas, embalagens metalizadas, embalagens de alimentos, tubos e canos. O indicado nesse caso é que as embalagens sejam lavadas para retirar os resíduos do produto;
  • Metal: Latas de refrigerante, suco ou cerveja, molduras de quadro ou peças de esquadrias (portas, janelas, portões...). Para facilitar o trabalho de reciclagem, é recomendado amassar as latas;
  • Vidro: Vidros de conserva, frascos e garrafas. Também devem ser lavadas e as tampas devem ser retiradas.
A separação desses materiais auxilia no trabalho de cooperativas e associações de catadores e recicladores, inclusive sendo fonte de renda para muitas famílias.

Em Ijuí existem diversos ecopontos espalhados nos bairros do município para ajudar no descarte correto dos resíduos sólidos. Resíduos recicláveis, como papel, papelão e embalagens longa vida, são encaminhados para as associações de catadores após a coleta seletiva.
O descarte correto dos pneus devem ser feitos no Ecoponto localizado na BR 285 km 453, na Linha 6 Leste. O recebimento desse material ocorre nas quartas-feiras das 8h às 11h e das 14h45 às 16h.
O Instituto Lar Bom Abrigo, recebe óleo de cozinha que pode ser utilizado para a confecção de sabão em barra. Já os resíduos de saúde, curativos, seringas e medicamentos vencidos, devem ser entregues nos ambulatórios do Sus ou no Posto Central de Saúde.
Outro ponto importante é o descarte adequado do lixo eletrônico – computadores, televisores, celulares, entre outros – que contem elementos altamente prejudiciais ao meio ambiente. A coleta desses resíduos pode ser feita no primeiro dia de cada mês, na Praça da República.
Lâmpadas fluorescentes inutilizadas devem ser levadas ao local da compra, segundo a Lei Federal nº 12.305/2010. Já as lâmpadas incandescentes podem ser destinadas aos Ecopontos de Vidro.
Os Ecopontos desses materiais estão localizados no Campus da Unijuí, Fidene, Prefeitura, Fórum, Secretaria do Meio Ambiente e algumas escolas do município, além de pontos específicos de cada bairro. A lista completa dos Ecopontos está disponível no Site da Prefeitura de Ijuí.

Essas atitudes ajudam a preservar o meio ambiente e a gerar mais qualidade de vida a todos. Além disso, os materiais recicláveis podem ser utilizados para a confecção de diversos itens decorativos para o seu lar, dando um toque especial a cada ambiente.

Vamos juntos fazer a nossa parte e ajudar a preservar o meio ambiente?




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.