Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Pets em apartamentos: como cuidar

Pets em apartamentos: como cuidarNão é novidade que os bichos de estimação trazem mais alegria ao nosso dia. Um pet transforma seu lar, eles são fiéis, companheiros e trazem vida e felicidade ao nosso ambiente. Contudo, é preciso alguns cuidados para quem deseja ter um bichinho em apartamento.
Confira algumas dicas de como ter seu animalzinho em um condomínio e manter a boa convivência com os vizinhos.

Segundo o Requerimento Especial 12.166, os condomínios não podem proibir animais de estimação, a não ser que eles causem um incômodo muito grande aos outros moradores. É importante que antes de você levar um pet para casa, você conheça as leis do seu prédio, principalmente quanto ao porte dos animais. Converse com o síndico ou responsável para tirar suas dúvidas e evitar futuros problemas.
Para apartamentos, o essencial é que você tenha um pet de porte pequeno ou médio. Lembre-se que quanto maior for o seu animal de estimação, maior será o espaço que ele precisa. Como os apartamentos são menores, um cachorro de porte grande, por exemplo, não irá se sentir confortável no espaço, o que pode trazer vários problemas para os donos e para a saúde do animal. Já um pet pequeno aproveitará melhor o espaço do apartamento.
Outro fator importante é ter cuidado com o barulho e higiene de seu pet, que são os principais motivos de reclamações em condomínios.
Seu animalzinho precisa se exercitar para manter o bem-estar. É importante que antes de levar um pet pra casa, você prepare um tempo para brincar e passear com ele. Um bichinho que passa muito tempo sozinho pode ficar estressado e com isso torna-se mais agitado e barulhento.
Já em relação à higiene, é preciso que os donos do animal o mantenham limpo e saudável, assim como ter as vacinas em dias para evitar a transmissão de doenças.
Fique atento também as necessidades dos seus animais. Se seu prédio possui um espaço aberto para as necessidades fisiológicas, lembre-se de recolhê-las e limpar o ambiente para evitar odores fortes que possam incomodar os vizinhos. Esse conselho também vale para as outras áreas comuns do seu condomínio.

DENTRO DO AP
Para que seu animalzinho se sinta bem dentro do apartamento, separe espaços para deixar a água, comida e sua cama, assim, quando ele estiver sozinho poderá encontrar esses itens com mais facilidade, por já estar acostumado com o ambiente.
Escolha também um local para seu bichinho fazer as necessidades. Normalmente, a área de serviço e banheiros são os espaços mais utilizados para isso. Para os cães você pode utilizar jornais velhos ou toalhas higiênicas, e para os gatos será necessária uma caixa de areia que deve ser trocada diariamente, para evitar micoses.
Outra dica é não deixar objetos perigosos ou que possam ser ingeridos, perto do chão. Mantenha plantas, revistas e sapatos em locais mais altos pra evitar problemas e perdas.
Bichinhos, principalmente os gatos e cachorros, adoram o sol e estão sempre em busca da iluminação natural para relaxar e aquecer os pelos. Quando você não estiver em casa, tente sempre manter alguma janela aberta para que seu pet encontre esse ponto de luz. Mas cuidado!
Janelas baixas ou sacadas com vãos muito grandes, podem trazer riscos aos seus pets, principalmente para os gatos que adoram subir em lugares mais altos. O mais recomendado nesses casos é instalar uma rede de proteção para evitar que acidentes aconteçam

TIPOS DE ANIMAIS
Como já falamos anteriormente, o mais recomendado para apartamentos são animais de porte pequeno, pois eles se adequam melhor ao espaço.
Entre as raças de cachorros mais indicadas para se ter em apartamento estão o Pug, Shih-tzu, Lhasa Apso, Buldogue francês ou inglês, Poodle, Yorkshire Terrier, Chihuahua, Maltês, Cavalier King, Dachshund, entre outros. Além é claro, dos nossos queridinhos vira-latas.
Os gatos são o segundo tipo de pet mais comum no Brasil e são muito recomendados para quem mora em apartamentos, principalmente por eles serem mais independentes e tranquilos que os cachorros. Os bichanos são ótimas companhias e causam menos incômodos que outros animais.
Outras opções de pets para apartamentos são tartarugas, hamster ou porquinhos-da-índia, que são de fácil cuidado e se adequam aos espaços menores.
Para quem gosta de aves, uma boa opção é escolher cacatuas ou calopsitas que são mais tranquilas. Também é possível criar peixes em aquários, ou espécies mais exóticas como lagartos e iguanas. Nesses casos, lembre-se de ter um cuidado maior com a limpeza das gaiolas e aquários para não prejudicar a saúde do seu animalzinho.

 




Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.