Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

Entregando o Imóvel Alugado

Entregando o Imvel Alugado

Quando se encerra um contrato de locação o locatário deve entregar o imóvel nas mesmas condições que o recebeu. Por isso é importante que a vistoria inicial seja bem elaborada e conferida quando do início da locação. Ainda assim, podem surgir algumas dúvidas em relação aos procedimentos de entrega e das responsabilidades do locador e locatário.

 

Como foi dito, para evitar problemas na entrega, o laudo de vistoria deve ser completo. Nele, deve estar descrito o estado do imóvel (pintura, piso, aberturas, instalações elétricas e hidráulicas) e de móveis e equipamentos, se for o caso. A vistoria inicial é parte do contrato de locação e é por ela que a imobiliária fará a vistoria final na desocupação.

 

A equipe da Portal Imóveis, além da vistoria descritiva, faz uma vistoria fotográfica que fica arquivada e é de grande ajuda na checagem de dados na entrega do imóvel.  A equipe Portal também providencia as possíveis ações a serem realizadas no imóvel como pinturas e reparos. Se o locatário optar por encaminhar os procedimentos (pintura, reparos), deverá fazê-lo com profissionais indicados pela Portal Imóveis, conforme consta no contrato de locação.  Qualquer dano que não constava na vistoria no início do contrato deverá ser reparado pelo locatário. Porém, qualquer outro dano já existente na entrada do imóvel não terão o reparo exigido.

Após a realização dos reparos é realizada uma nova vistoria e se o imóvel se encontrar nas mesmas condições do início da locação o contrato é encerrado e o locatário deixa de ter responsabilidades sobre o imóvel.

 

Mas daí você deve se perguntar: Todos os reparos são obrigação do locatário? Não, tanto com o contrato em andamento quanto no final da locação, é de responsabilidade do locatário todos os reparos referentes a manutenção, limpeza, danos a que der causa e reparos necessários decorrentes do uso. Já o locador fica responsável por reparos que envolvam a parte estrutural (infiltrações, rachaduras, telhado etc...). É sempre bom lembrar que qualquer dúvida deve ser esclarecida antes de ser tomada a providência para não gerar conflito na hora de pagar a conta. A equipe Portal está preparada para isso e também tem a ajuda do Secovi quando precisar.





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.