Blog Portal Imóveis

Imobiliária em Ijuí

As vantagens de alugar

As vantagens de alugarAo contrário do que se imagina, optar pelo aluguel pode, em muitos casos, ser bastante compensador. Essa é a análise de Luiz Henrique, Superintendente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Seguro.
De acordo com o gestor, é necessário desmistificar que o aluguel é jogar dinheiro fora, já que “a locação mensal pode custar menos da metade de uma parcela de financiamento e pode ser benéfica para muitas pessoas. Essa opção vem ganhando espaço nos últimos anos”, afirma Luiz Henrique.
Um dos motivos do crescimento do número de pessoas que preferem alugar é o custo inicial dessa opção, bem menor do que o de adquirir um imóvel novo. Outra vantagem de alugar é que isso confere muito mais liberdade aos moradores. Ao investir na compra de uma propriedade, você ficará, de certa forma, mais preso àquela casa ou apartamento. Tanto por ter que arcar com as parcelas, entrada e sinais da compra, quanto pelo valor simbólico disso: a quantia investida é muito alta para simplesmente sair e adquirir outra unidade.
Outro ponto a favor dessa liberdade é a flexibilidade natural de quem aluga. Ao fim do contrato de locação, é possível buscar outro local e se mudar sem grandes dificuldades. Caso você receba uma proposta de emprego em outra cidade ou decida estudar fora, pagar a multa pela rescisão do contrato também pode ser bem vantajoso. Além disso, a manutenção, que pode se tornar um valor significativo, não fica apenas sob responsabilidade do inquilino. Num imóvel próprio, tudo é despesa do morador. Nesse quesito, a economia pode ser considerável.
 
ECONOMIA

Por que alugar pode ser mais econômico do que comprar um imóvel residencial:

- Limite de até 30% da renda para gastar com aluguel: antes de se tornar um inquilino, é necessário fazer alguns cálculos. O ideal é que o locatário gaste no máximo 30% do orçamento com aluguel. Neste gasto, devem estar contemplados o condomínio e o IPTU;
- Menos entraves e possibilidade de aplicar o dinheiro: o aluguel é uma boa opção para quem busca evitar alguns entraves na hora de adquirir um imóvel. Diferente de quem vai comprar uma residência, quando são necessários o valor da entrada para um financiamento, calcular taxas de juros e um longo prazo de financiamento, o aluguel proporciona, inclusive, a possibilidade de o inquilino aplicar o dinheiro da compra do imóvel para obter rentabilização e liquidez;
- Imóveis mais antigos:  imóveis recém-lançados são, normalmente, mais caros. O ideal para quem procura economizar são as construções com mais tempo de edificação;
- Dividir aluguel: se o inquilino mora sozinho e não vê problemas de dividir o espaço com outra pessoa, o custo do aluguel pode cair pela metade e influenciar diretamente na economia da renda;
- Adequação ao momento de vida: o aluguel é o ideal para quem busca um imóvel a curto prazo, mais barato e flexível. Jovens solteiros, por exemplo, geralmente procuram por imóveis menores. Futuramente, se tiverem família, podem procurar por uma casa maior.



Fonte (diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/imoveis/online/vantagens-de-alugar-1.1962344)

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.